Como vender por instagram em 2021

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COMO VENDER PELO INSTAGRAM: GUIA PRÁTICO

 

Descubra como vender pelo Instagram é algo essencial para qualquer loja que esteja buscando novas oportunidades de vendas. É um deles? Então confira o nosso guia prático sobre como vender mais para o Instagram!

Executivos do Facebook anunciaram no início de 2021 que sua plataforma global chegou aos escalonados sete milhões de anunciantes, e que mais da metade utilizam o Instagram para divulgar seus produtos e serviços-mais especificamente, o Instagram Stories. E não estamos falando apenas dos gigantes do varejo e do e-commerce: as lojas de pequeno e médio porte também têm uma participação ativa naquele movimento.

Se você ainda não otimizou seu perfil para vender no Instagram, a hora é agora!

E só em caso de você não saber por onde começar, que tal dar uma olhada em nosso guia para descobrir como vender para o Instagram?

A vida é muito curta para sair para amanhã. Que tal começar a trilhar o seu próprio caminho em direção ao sucesso?

 

1. Como vender pelo Instagram: otimize seu perfil comercial

Um número crescente de usuários usa o Instagram (e não o Google) para encontrar novas marcas, o que significa que os perfis comerciais do Instagram já funcionam quase como páginas de casa.

Se você quiser descobrir como ganhar dinheiro com o Instagram, portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é criar um feed exclusivo, com conteúdos exclusivos e relevantes.

Para vender no Instagram, então, seu perfil de negócios deve incluir:

Como vender pelo Instagram: perfil de sucesso

Uma foto de perfil: escolha uma foto que seja facilmente identificável e que possa ser imediatamente associada à marca-como um logotipo, por exemplo;

  • A bio: para vender pelo Instagram, é importante para crie uma bio que descrevesse a marca de maneira clara e objetiva e que fale a mesma língua do seu público-alvo;
  • Link para a loja: O Instagram bio é o único espaço que permite adicionar um link (especialmente se você ainda está tentando conquistar 10 seguidores)-por isso é tão importante para os lojistas que estão procurando como vender mais no Instagram. Você pode criar um link que complemente posts ou Stories, gerando tráfego de qualidade para o website da loja.

 

A Maria Tangerina, por exemplo, é um excelente exemplo de uma marca que sabe vender pelo Instagram:

how to sell on Instagram

Com uma alimentação consistente, uma paleta de cores esteticamente agradável e uma bio-mas precisa de bio-é apenas uma das muitas inspirações em nossa busca por ideias para vender mais no Instagram.

É sempre bom lembrar que seu perfil de negócios no Instagram também é a cara da sua marca; por isso é importante que seja agradável, interessante e contenha todas as informações relevantes para um cliente em potencial.

Criar um perfil interessante é a melhor maneira de conquistar mais seguidores-e possivelmente gerar mais vendas.

2. Como vender pelo Instagram: use anúncios para atingir o seu público-alvo desejado

As mudanças recorrentes no algoritmo do Instagram são responsáveis por gerar uma concorrência cada vez mais feroz entre os perfis comerciais. Hoje, a questão não é mais como vender no Instagram-mas sim como fazer com que seu conteúdo seja visto pelos usuários.

Veja também:  Vendas Pelo Instagram em 5 Passos

Nesse sentido, os anúncios são um dos melhores recursos para lojistas e empreendedores que já sabem o que vender no Instagram.

Então como anunciar no Facebook, no Instagram você usa o seu perfil comercial para segmentar as campanhas criadas e determinar o valor que deseja gastar nesses anúncios, quais páginas ou o que tempos eles serão exibidos e por quanto tempo.

Gerenciar uma campanha publicitária paga no Instagram não é difícil, apesar de parecer um pouco assustador (especialmente para influenciadores digitais ou lojistas que nunca o fizeram).

Na verdade, a maneira mais fácil de anunciar na plataforma é aproveitando os posts que já estão em sua alimentação: basta selecionar o post em pergunta e clique no botão “Promover”. Assim mesmo!

Se você quer saber mais sobre como vender produtos no Instagram com as estratégias de publicidade pagas, acesse Help Central da plataforma.

A Vale lembra que muitas vezes, os melhores anúncios do Instagram são aqueles que trazem uma mensagem objetiva sobre como realizar a compra. Os anúncios de Tadah! Design, por exemplo, indique o site da loja e a possibilidade de parcelamento.

Como vender pelo Instagram

O que o Tadah! faz, portanto, é usar o botão “Comprar Agora” para simplificar o processo de compra-enquanto usa as legendas das fotos do Instagram para destacar a facilidade de pagamento. Mais um bom exemplo de como vender pelo Instagram.

Como fazer anúncios no Stories para vender seus produtos

Você sabia que mais de 500 milhões de pessoas usam o Instagram Stories diariamente? O que significa que pelo menos a metade de toda a base de usuários consome o conteúdo da plataforma através do Stories. Ou seja, não há dúvida de que as estratégias de marketing de uma loja precisam, também, contemplar o recurso.

Os anúncios no Stories foram lançados em 2017 e são um sucesso já desde então, já que o recurso atendeu ao desejo dos anunciantes de novos espaços de destaque na plataforma. Esses anúncios, exibições de tela cheia, são exibidos entre as Histórias de outros perfis, criando uma experiência imersiva e orgânica.

Uma das melhores dicas para vender no Instagram, portanto, é: investir na criação de Histórias pagas. E, se você já sabe o que vender no Instagram, tente pensar em maneiras de destacar seu produto (e o nome da marca) dentro daquele espaço que será visível por apenas alguns segundos.

Como vender pelo Instagram: Stories

A presença da tag “Patrocinado” no canto superior esquerdo, assim como o botão de chamada para ação “Saiba mais” na parte inferior da tela, indique que o conteúdo em questão é um anúncio.

É importante lembrar também que, no Stories, você pode criar conteúdo no formato de imagens ou no formato de vídeos, e que você precisa saber como dimensionar através do Instagram Stories para obter um resultado profissional. Seja qual for o formato que você escolher, os segundos iniciais do conteúdo precisam ser cativantes, caso contrário o usuário passará para a próxima Story.

O Instagram Stories são poderosos aliados para empreendedores que querem saber vender no Instagram: como o espaço permite conteúdo efêmero e descontraído, é mais fácil de estabelecer uma relação próxima com os clientes e os seguidores-o que por sua vez contribui imensamente para a identidade da marca.

A melhor parte? Você pode bater um papo com seus clientes diariamente, sem ter que entupir seu feed de posts.

Como você pode ver, não é o tote que recentemente o Facebook anunciou que quer tornar a ferramenta ainda mais relevante dentro do Instagram! Daí, cerca de um mês atrás, está testando recursos para aumentar a exposição Stories no app.

3. Como vender pelo Instagram: crie Stories com links do produto

Já comentamos lá em cima como o Stories pode ajudar os empreendedores a vender no Instagram. Uma vez que a natureza do Stories é mais fluida do que a alimentação oficial de publicações, é natural que o conteúdo publicado no Stories seja mais espontâneo, sem sorte e até mais intimista.

Isso significa que é mais fácil para você, lojista, bater papo com seus clientes e impulsionar vendas exclusivas, como promoções de tempo limitado, assorts e muito mais.

Desde 2017, perfis com mais de 10 seguidores podem incluir links em suas Stories-um excelente recurso para marcas que buscam ganhar dinheiro no Instagram, já que é possível adicionar chamadas para ação como “Comprar agora” ou então a já tradicional “Saiba mais”.

Veja também:  Vendas Pelo Instagram em 5 Passos

Como vender pelo Instagram: link nos StoriesAnúncio no Instagram Stories

Uma boa notícia para quem está querendo saber como para crescer no Instagram: o algoritmo do Instagram também reage às interações que um Stories da marca pode receber, como por exemplo respostas, reações ou até mesmo compartilhamentos por Direct.

Em outras palavras: quanto mais seus seguidores interagem com o conteúdo da marca, maiores são as chances de que seus posts sejam exibidos nos feeds deles. E o engajamento que você recebe no Instagram também depende de quando você publicar o seu conteúdo-assim, sempre se informe sobre o btempo mais para postar nas redes sociais.

E se você já não tem 10 seguidores e está querendo descobrir como vender mais no Instagram, você pode seguir a deixa de alguns microinfluenciadores e postar Stories com mensagens como ” Quer o link para o produto? Envie-me um Direto! “. Dessa forma, você não apenas burnou o algoritmo do Instagram como também estabelece uma relação direta e exclusiva com seus seguidores.

A tática acima também pode funcionar excepcionalmente bem para empreendedores e lojistas que já possuem os melhores produtos para vender no Instagram.

4. Como ganhar dinheiro no Instagram: o feed do perfil é a vitrine da loja

Quem quer saber como vender pelo Instagram, precisa conhecer o recurso da plataforma que existe especificamente para este propósito: o Purperseguindo no Instagram.

Então, se o seu objetivo é ganhar dinheiro no Instagram, sugerimos primeiramente hospedagem da sua loja virtual no Shopify. Lá você poderá não só desfrutar de recursos exclusivos, mas também pode usar o app Oberlo para selecionar os produtos que deseja vender! Para simplificar o processo de compra, há uma integração entre o Shopify e a rede social, assim você será capaz de fazer todo o processo sem dificuldades.

Compras no Instagram

Mas … Como começar a vender pelo Instagram?

Se você já sabe o que vender no Instagram, você pode usar o recurso de compra no app: ele permite que você marque os produtos em uma publicação, da mesma forma que marcamos uma pessoa ou um local. Ao clicar na tag, o usuário inicia o processo de compra sem nem mesmo ter que sair da rede social.

As publicações com essas tags-também chamadas de “tags de produto”-são avaliadas pelo algoritmo do Instagram e podem ser exibidas na aba “Comprar” da plataforma, ampliando ainda mais o alcance da marca.

Vender pelo Instagram significa, antes de mais nada, fazer uso da natureza altamente visual da plataforma para anunciar os produtos da loja de maneira exclusiva. Desta forma, é quase como se a alimentação da loja fosse sua vitrine; uma vitrine interativa, como a de Arezzo:

Compras no Instagram - Arezzo

Se selecionarmos um dos posts com tags de produto, podemos ver as tags e a legenda da foto, que anunciam o referências dos itens anunciados-e faz uso de exclusivas hashtags para Instagram .

Compras no Instagram - Hashtags

Se clicarmos em uma das tags do produto, seremos redirecionados para as compras sessão dentro do Instagram, na qual poderemos, então, selecionar o item exibido na publicação ou explorar outros produtos da marca.

A estratégia funciona para outros tipos de itens. Se você está querendo saber como vender roupas pelo Instagram então, você já sabe.

Compras no Instagram tutorial

5. Como vender pelo Instagram: oferte promoções exclusivas na plataforma

Ninguém resiste a uma boa promoção-e você pode usá-la a seu favor para vender no Instagram.

Uma das melhores estratégias para anunciar promoções exclusivas é criar um sorteio e divulgá-lo no Stories e na alimentação oficial da loja. Para participar, os usuários precisam seguir o perfil da loja e marcar pelo menos três amigos nos comentários. O vencedor é anunciado via sorteio-que, aliás, pode ser transmitido ao vivo na plataforma.

Como vender pelo Instagram: sorteios

Se o objetivo é alimentar o algoritmo do Instagram, você pode criar hashtags exclusivas para o sorteio ou promoção: eles podem impulsionar a publicação e cativam usuários interessados em participar da oferta Instagram.

A melhor parte do sorteio e outras promoções exclusivas é que eles trabalham com absolutamente qualquer tipo de produto ou serviço: se você já sabe o que vender no Instagram, portanto, você pode começar a esboçar um sorteio para uma ocasião especial.

Veja também:  Vendas Pelo Instagram em 5 Passos

O exemplo de Baobá Saboaria, por exemplo, foi realizado por conta do Dia das Mães.

6. Como vender pelo Instagram: parcerias firmes com bons influenciadores

Os influenciadores digitais chegaram para ficar-e muitas marcas que busquem como vender pelo Instagram já perceberam que, dependendo do nicho ou mesmo do público-alvo, uma parceria com a direita digital influencer pode render muito mais do que uma estratégia de anúncios tradicional.

O trabalho dos influenciadores é para vender a ideia do estilo de vida: como você pode ser se consumir esse produto ou comprar com essa marca. Quanto mais orgânico e acessível a publicação, melhor será a resposta do seu cliente.

Vamos ver, então, como vender através do Instagram com o marketing de influência.

Como vender pelo Instagram: digital influencer

Os parceiros com influenciadores são especialmente benéficam para lojas que buscam como vender mais no Instagram, uma vez que anunciam a marca (e o produto) a um público mais amplo.

Ainda não sabe qual produto vender no Instagram? Não tem problema. Basta lembrar de escolher um influenciador que possa anunciar o item de forma orgânica, já que o ideal é um conteúdo autêntico, capaz de gerar um alto envolvimento dos seguidores e potencializar o número de vendas, além de contribuir para a fidelização de climas.

É verdade que investir em parcerias com influenciadores pode ser uma estratégia um tanto custosa; no entanto, é um passo crucial para quem quer saber como crescer no Instagram.

Vale lembrar, é claro, que você não precisa buscar os influenciadores mais famosos de imediato: microinfluenciadores podem gerar resultados ainda melhores que as celebridades do Instagram, já que muitas vezes contam com seguidores de alta fidelidade (e que podem fazer maravilhas para o algoritmo do Instagram).

Como vender pelo Instagram: microinfluenciencers

Outra vantagem de microinfluenciencers é que muitos pedem apenas os itens anunciados para fechar um pacote de publicações (ou uma única publicação). Isso significa que você pode presentearem o influenciador em questão com os itens que deseja anunciar, sem ter que pagar uma tarifa fixa pelos serviços.

Como vender no Instagram não depende de modelos tradicionais de negócios, pode ser uma boa ideia considerar trabalhar com influenciadores; no entanto, é essencial que você busque influenciadores com valores semelhantes aos da marca e delimite alguns objetivos específicos que vão além do brand awareness, como um aumento de 15% nas vendas ou a criação de uma coleção sazonal exclusiva.

Selling by Instagram é, antes de tudo, vender para um meio visual: assim mesmo, o influenciador escolhido precisa ser pelo menos bem gostado entre seus já-allegigantes seguidores, já que ele vai trabalhar como uma espécie de “cara” da marca.

O Chico do Cansei de Ser Gato, por exemplo, é um excelente exemplo de como vender pelo Instagram-e como fazer uma parceria que seja simplesmente irresistível. Com a Páscoa Coelhinhas, o Chico se deu no feed de todo o mundo que ama gatos para lembrar que todos os dias é dia de comer boa comida.

Como vender pelo Instagram: dicas

Seja qual for o tipo de parceria firmada, é importante lembrar que influenciar o marketing é uma das melhores formas de comprar e vender no Instagram.

Como vender pelo Instagram: resumo

  • Otimize seu perfil comercial: foto de perfil, bio e link para a loja são os elementos básicos, mas você deve principalmente se preocupar com a estética e a qualidade do conteúdo;
  • Use anúncios para destinar o seu feed ou crie anúncios no Instagram Stories;
  • Crie Stories com os produtos link: desta forma, você encurta a jornada e facilita a compra do seu produto;
  • Use o recurso “Compras” para compor uma vitrine virtual em seu feed: ao clicar na foto da foto, o usuário vai diretamente para a área de compras dentro do Instagram;
  • Oferece promoções exclusivas na plataforma para atrair o público;
  • Faça parcerias com bons influenciadores digitais para vender mais para o Instagram.

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